The Blog


Você acredita em primeiras impressões?

Podemos não acreditar, mas na superfície medial do cérebro existe uma unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais, o sistema límbico.

É uma parte mais primitiva, que coordena reações instintivas.

A informação é registrada e relacionada com as memórias pré-existentes, o que leva a uma resposta emocional e não racional, como muitas pessoas pensam.

Quer dizer que por mais que não queremos ter um “prejulgamento” ele existe inconscientemente.
Ele é intuitivo, rápido, emotivo, inconsciente e automático.

Originou-se a partir da emergência dos mamíferos mais antigos. Ele comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência, interferindo positiva ou negativamente.
Seu pedaço mais importante é a amígdala, pequena estrutura em forma de amêndoa.
Ela é uma parte primitiva do cérebro que detona as sensações, o que faz você reagir sem nem pensar a respeito.
Este instinto que nos permite reagir rapidamente a ameaças foi muito importante para a sobrevivência e continua sendo.

amigdala

Sabe aquele pressentimento que você tem quando conhece alguém?

Decidir em quem confiar, e qual abordagem, pode ser crucial para a sua sobrevivência.
O espaço de tempo é curto e muitas vezes os objetivos são ambiciosos: queremos gerar empatia e convencer a pessoa do outro lado da conversa que vale a pena “apostar” em nós. Como amigos, namorados, funcionários..
É a imagem formada deste primeiro momento que irá determinar o que pensam sobre nós: se passamos credibilidade, somos confiáveis ou não. Por isso, é muito importante entender que gerenciando nossa imagem, estamos cuidando de como os outros irão nos avaliar.

Muitas vezes o tempo é muito curto e não temos como mudar esta primeira impressão, por isto é importante utilizar todas as ferramentas para tornar público a forma que queremos ser lembrados, mostrando o nosso melhor.

Os exemplos são tantos, mas segundo especialistas, 71% das vendas bem sucedidas são resultados direto do que o comprador achou do vendedor logo de cara.

Comprovado cientificamente! É muito importante termos uma boa 1ª impressão.

E você pode usar isto a seu favor! Vamos então aliar nossa aparência, comportamento e comunicação para expressar nosso melhor?

 


Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *